Ao ingressar no ensino superior, é comum sentirmos dúvidas e incerteza porque esse é o caminho que determinará nossa carreira. Além disso, o estágio será a principal oportunidade de contato e conhecimento da carreira escolhida durante a formação. Atualmente, nos deparamos com a seguinte questão: como obter um estágio?
Sabemos que atingir a vaga dos sonhos pode parecer uma tarefa muito difícil. Além disso, reunimos dicas e métodos para ajudá-lo em seu caminho. Eles o ajudarão a se apresentar como um bom candidato e obter oportunidades de estágio excepcionais.
Como faço para obter um estágio?
Para obter boas oportunidades de estagio, você deve se especializar e ficar atento às oportunidades de aprender mais sobre sua área de atuação. O maior objetivo para os estudantes de graduação é entrar no mercado de trabalho antes da conclusão de um curso superior.
Além disso, apesar das possíveis dúvidas e incerteza que possam surgir neste momento, é uma oportunidade única para aprimorar e qualificar o conhecimento teórico e prático.
Já escrevemos um post para explicar o que é o estágio. Agora que você sabe tudo isso, aprenda as principais dicas para se destacar nessas oportunidades e garantir uma vaga.
1. Tente descobrir as áreas de maior afinidade.
Ao longo da graduação, aprendemos muito sobre as oportunidades de trabalho e os campos promissores do mercado de trabalho.
No final das contas, o objetivo desta capacitação é fornecer aos alunos uma base de qualificação que os ajude a buscar campos de maior interesse entre as opções disponíveis.
Como resultado, essa é uma ocasião para que você explore suas referências e aprenda sobre campos consolidados ou que estão se destacando como fortes tendências. Esses campos correspondem ao tipo de futuro profissional que você deseja conhecer e trabalhar.
2. Conheça outras possibilidades de atuação
Você sabia que o estágio não é a única possibilidade para você que está na faculdade e quer iniciar na carreira? Essa é uma boa ocasião para descobrir outras perspectivas, como o programa de trainee.
Isso porque a chance da modalidade trainee não é dada apenas para graduados e existem vagas que realizam a contratação de estudantes que estejam na reta final do curso e demonstrem um perfil excepcional.
Nessa categoria, os estudantes passam a atuar em diversos departamentos, sob um programa intensivo de aceleração do seu aperfeiçoamento, tendo contato com liderança e gestão, que buscam aplicar um treinamento intenso e de alto potencial.
Leia também: tipos de contratação que existe no mercado
3. Desenvolva as habilidades necessárias para essa atuação
Ao descobrir quais campos despertam maior interesse e interesse, é fundamental que você procure entender quais as principais habilidades são utilizadas em determinado campo.
As empresas procuram estagiários que tenham uma boa compreensão das habilidades comportamentais e técnicas necessárias para uma vaga específica, pois os futuros profissionais estão muito envolvidos.
A pró-atividade, a flexibilidade e o bom desempenho em equipe estão entre as características mais analisadas para essa modalidade.
Isso se deve à sua capacidade de buscar novas experiências e adaptação a desafios com uma postura profissional que permite o desenvolvimento harmonioso com os colegas de trabalho.
4. Realize cursos complementares e atividades extracurriculares
Não se limite apenas ao que aprendeu no curso. Por fim, a quantidade de informações e inovações que você absorve é diretamente proporcional ao grau de qualificação que você terá no futuro profissional.
Aposte em cursos, atividades extracurriculares e cursos complementares para melhorar sua carreira. Além disso, por que não aproveitar an oportunidade de matar a vontade de fazer um curso de línguas do papel?
Afinal, estagiários que falam um segundo idioma geralmente têm mais chances de conseguir vagas de estágio em um mercado globalizado.
5. Elabore um bom currículo
Existem chances de criar um currículo bem organizado, mesmo que você não tenha experiência profissional anterior. Seu perfil de estagiário deve incluir experiências valiosas.
Anote as atividades, mentorias ou projetos importantes que estão envolvidos. Trabalhos voluntários, congressos, projetos de pesquisa e até mesmo vagas informais também contam, pois mostram uma atitude proativa e uma busca constante por informações.
De forma geral, essas colocações devem criar um ambiente que permita ao recrutador entender o que você já aprendeu e como você está disposto e receptivo a novas oportunidades, desafios e aprendizado.
Mas lembre-se que todos esses pontos precisam ser apresentados de maneira assertiva e objetiva em seu modelo de currículo, para serem melhor esclarecidos e elaborados ao longo da entrevista.
6. Realize a pesquisa de vagas em sites especializados
Com as áreas de afinidade definidas e seus principais pontos fortes documentados no currículo, é o momento de saber escolher uma plataforma completa e confiável para encontrar boas oportunidades.