Chegou a tão sonhada hora de publicar o seu livro, mas não sabe quais são os tipos de encadernação mais indicados? Podemos ajudar você com isso!
Cada método apresenta particularidades e vantagens que podem beneficiar a publicação da sua obra, mas é preciso conhecer cada um deles para saber qual é o mais recomendado para cada tipo de livro.
Afinal, a impressão de um trabalho escrito é uma etapa de grande importância para que um produto de ótima qualidade chegue até a estante do leitor.
Para conhecer os principais tipos de encadernação e descobrir qual deles é ideal para o seu livro, continue a leitura!
Quais são os melhores tipos de encadernação para livros?
A seguir, conheça alguns tipos de encadernação e entenda qual é o mais indicado para a sua obra.
Grampo
Se você escreveu uma história um pouco mais curta, ou então reuniu poemas em uma seleção menos extensa, a encadernação em grampo pode ser uma boa ideia.
Muito utilizado em revistas impressas, o grampeamento reúne a capa e o miolo, mas é recomendado para casos em que não há um grande volume de páginas, pois isso contribui para um melhor acabamento.
Costura
Nesse método, que consiste em um dos tipos de encadernação mais tradicionais, as folhas são dispostas em formato aberto e costuradas na sua dobra.
Esse processo é feito em pequenas porções que, ao fim do procedimento, são unidas lado a lado com o uso de cola.
Uma das vantagens dessa técnica é que ela traz grande durabilidade e resistência para os livros.
Wire-o
O wire-o é um método que surgiu para sofisticar a clássica espiral e é muito utilizado em materiais como catálogos, apostilas e livros didáticos.
Furos quadrados são feitos tanto na capa quanto no miolo e, por eles, passam anéis duplos de um arame bastante resistente, que podem dar uma vida útil mais longa ao material.
Lombada
A lombada é outra técnica que se enquadra nos tipos de encadernação mais tradicionais e, até hoje, é bastante utilizada para a publicação de muitos livros.
Enquanto alguns métodos mais antigos costumavam prender o miolo à lombada por meio de telas e costuras, hoje em dia a prática mais utilizada consiste na aplicação de cola.
Uma das vantagens da lombada é que, atualmente, ela é o padrão da
indústria editorial, o que significa que os leitores já estão habituados ao formato e que sua qualidade já vem sendo comprovada há muito tempo.
Espiral
Para uma impressão mais econômica e com qualidade garantida, a espiral é uma excelente técnica para o seu livro.
Esse método de encadernação é bastante aplicado a Trabalhos de Conclusão de Curso, apostilas, relatórios ou materiais didáticos, mas sua versatilidade pode ir muito mais além.
Ficou interessado em alguma dessas técnicas?
Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções de impressão para editoras ou autores independentes!