Os tipos de gráficas para impressão e como escolher a sua

tipos-de-graficas-1-1024x768
Entenda mais sobre os tipos de gráficas disponíveis e descubra qual escolher para a impressão do seu material! Leia o artigo completo!

Atualmente existem diferentes tipos de gráficas, os quais oferecem distintos processos de impressão que costumam variar entre: digital, offset, híbrido, serigrafia, rotogravura e flexografia.

Esses seis tipos de processos de impressão oferecem bons resultados, mas o que irá diferenciá-las é o preço, o tempo e a forma de produção, os quais são bem variados.

A PrintStore é uma gráfica referência em impressão digital que oferece soluções rápidas e inovadoras para empresas e escritores autônomos.

Continue a leitura para descobrir as vantagens de contar com o trabalho de uma gráfica digital e conhecer como funcionam os outros processos de impressão disponíveis no mercado.

6 tipos de gráficas e suas principais características

1 – Digital

O trabalho de uma gráfica digital é inovador e garante um processo de impressão prático, que transmite a arte gráfica do computador diretamente para o papel, sem a necessidade de trabalhar com chapas e matrizes.

É o formato mais indicado para atender impressões sob demanda (baixas tiragens), garantindo precisão, qualidade e rapidez na entrega dos serviços.

Acesse o link a seguir para saber se a impressão de livros em pequenas tiragens vale a pena.

Em relação a paleta de cores para impressão, esse formato garante mais assertividade e menos problemas em relação à fidelidade das cores.

A gráfica PrintStore, para facilitar ainda mais a vida de seus clientes, oferece a exclusiva plataforma web to print, que permite que o próprio cliente edite e envie os seus materiais para impressão, o que agiliza ainda mais o processo de impressão, através do uso do sistema You.Do Online.

2 – Offset

impressão offset é um dos tipos de gráficas mais comuns no mercado, sendo ideal para impressões em grandes tiragens.

É um processo mais demorado em relação à impressão digital, visto que é indireto e funciona através do uso de impressoras que utilizam chapas/matrizes e cilindros que com o contato da água e gordura (tinta) gravam/imprimem as informações desejadas.

Após a secagem do material é que são feitos os acabamentos.

3 – Híbrida

A impressão híbrida é um método inovador que une alguns dos benefícios das impressões digitais e offset.

Isto porque de fato, imprime-se uma parte do material em offset e outra parte de forma digital, o que garante qualidade e também aplicações personalizadas.

Por se tratar de um agrupamento de processos de impressão, o sistema híbrido envolve diferentes componentes e sistemas, sendo necessário o uso de máquinas específicas para trabalhar dessa forma, o que pode tornar o custo final um pouco mais elevado ou exigir uma tiragem mais alta.

4 – Serigrafia

serigrafia é um dos tipos de gráficas que permite impressões em quaisquer tipos de materiais: canetas, camisetas, cartões de visita, adesivos, entre outros.

O seu processo de impressão consiste no vazamento de tinta feito através de uma tela (matriz serigráfica) previamente preparada com a arte que o cliente pretende reproduzir nos materiais de sua preferência.

A produção da matriz demanda um custo que os outros tipos de impressão dispensam.

Outra desvantagem da serigrafia é que o processo de reprodução de fotos pode ser mais difícil de fazer e conferir menos qualidade do que no formato de impressão digital, por exemplo.

5 – Rotogravura

Este método trabalha com a imagem da matriz em baixo relevo em relação à superfície do cilindro, por isso, também é conhecido como baixo relevo.

A matriz por sua vez, é um cilindro feito de cobre, com pequenos furos, onde ficam as gravações. Este processo é eletromecânico, no qual a gravação ocorre por meio de toques de diamantes industriais.

Mais recomendado para os casos de gravuras em alta velocidade, ou de grandes tiragens. Como por exemplo, no caso de jornais, pois também é eficiente para organização, uma vez que os impressos já saem cortados e dobrados.

Outra vantagem é que sua secagem é bastante rápida, boa para trabalhos em tecidos ou superfícies plásticas. Outras aplicações comuns são para rótulos, revistas, livros didáticos e livros de arte.

6 – Flexografia

flexografia surgiu em 1853, sendo um dos métodos de impressão mais antigos do mercado gráfico. Mas apesar da idade, ainda é bastante usado, principalmente para a impressão de embalagens, etiquetas e rótulos.

Esta é uma técnica de reprodução rotativa, de relevo e de secagem rápida. As partes em relevo são emborrachadas e contêm a imagem, enquanto o restante fica sem tinta (baixo relevo), como uma espécie de carimbo, onde a tinta vai da matriz diretamente para o suporte.

Seus principais benefícios são o custo, a secagem rápida e a qualidade, por atender uma  bem variada do mercado.

Como escolher a gráfica ideal para o meu projeto?

Há alguns fatores que você poderá levar em consideração na hora de fazer uma impressão, como o custo-benefício, a tiragem e o tipo de material.

Algumas gráficas, por utilizar métodos de impressão mais específicos, exigem um volume de tiragem maior, sendo que um determinado tipo de impressão pode não valer a pena caso você precise produzir 200 cópias e a tiragem mínima seja de 2000. Além do custo ser provavelmente mais elevado iria causar um grande desperdício.

O tipo de material também irá interferir bastante na escolha, pois um determinado tipo de impressão poderá oferecer um resultado superior ou inferior ao outro. Portanto, procure entender quais as principais especificidades do material que deseja produzir, e até o tipo de papel que deseja usar.

Por fim, e talvez o mais importante, o custo benefício. Tenha em mente o que é melhor para o seu negócio, o que pretende alcançar com o material, qual o lucro que ele irá lhe oferecer, e o quanto você pode investir no momento.

Antes de tomar qualquer decisão converse com uma equipe especializada, a qual poderá lhe ajudar a escolher o tipo de impressão ideal.

PrintStore é referência em gráfica digital

A PrintStore é referência em impressão digital e atende com qualidade e rapidez seus pedidos.

Além disso, trabalhamos com o serviço de impressão digital sob demanda, que permite ao cliente imprimir seus materiais gráficos de acordo com a sua real necessidade. Não estipulamos uma quantidade mínima de cópias que deverão ser impressas.

Isso resulta em uma redução de estoque que, consequentemente, gera menos desperdício de materiais e também uma economia financeira, e ainda contribui para um mercado mais sustentável.

Deixe um comentário